
Sobre a Psicoterapia e Minha Abordagem
Psicoterapia e seus Benefícios
É importante dizer que, aquilo que entendemos como Psicoterapia varia de acordo com os problemas específicos que você traz como paciente, e também de acordo com a orientação e linha teórica do psicoterapeuta.
Por conseguinte, é importante que você tome cuidado na escolha de um profissional que se adeque ao seu estilo e objetivos. No meu caso, minha metodologia de trabalho tem como base a abordagem Psicanalítica, isto é, compreendendo o humano a partir da dinâmica do Inconsciente. Sendo assim, o paciente fala livremente sobre sua história, pensamentos, queixas e o que sentir vontade e confiança para expor. E, por meio de questionamentos, apontamentos e reflexões, vai se tornando mais consciente de si, sua história, suas responsabilidades e seus desejos. Esse trabalho auxilia o sujeito a ter mais autonomia e a sentir-se mais livre e confiante para usufruir suas potencialidades e motivações.
Embora cada caso seja particular, em geral, os benefícios que você pode esperar de processo psicoterápico são:
-
Mais autoconhecimento e melhor entendimento sobre suas emoções e comportamentos;
-
Melhoria na autoestima e sensação de satisfação com a vida;
-
Mais facilidade em lidar com situações relacionais no dia-a-dia;
-
Resolução de conflitos e/ou dificuldades relativos a áreas específicas;
Atenção: Não existem garantias de resultados em um processo psicoterápico. Cada pessoa responde de uma forma ao processo. No entanto, podemos afirmar que os resultados esperados e frequentes, quando o processo caminha bem, são os descritos acima.
Se você estiver de acordo com isso, e concordar em iniciar o processo de psicoterapia juntos, recomendo uma sessão semanal de 50 minutos. Futuramente, dependendo do avanço, podemos diminuir essa frequência.
Importante: Como a psicoterapia envolve frequentemente a abordagem de aspectos difíceis e complicados de sua vida, você poderá, eventualmente, experimentar alguns sentimentos desconfortáveis como tristeza, ansiedade ou raiva.
Estes sentimentos, quando ocorrem, costumam fazer parte do processo que vai levar à resolução das questões que virão a ser trabalhadas. Portanto, entenda que muitas vezes eles são esperados mesmo.
Duração do Processo
A duração do tratamento psicoterápico varia consideravelmente dependendo da pessoa e da natureza das questões a serem trabalhadas.
A frequência varia de acordo com o desejo e urgência do paciente podendo ser uma ou duas vezes na semana ou ainda quinzenal.
É difícil, senão impossível, determinar com precisão a quantidade de tempo necessária para o aparecimento de resultados. Vários fatores contribuem para esta linha do tempo, incluindo:
-
A natureza do problema em si;
-
Por quanto tempo o problema tem sido um problema (recentemente desenvolvido vs. crônico ou de longa duração);
-
Quanto apoio você tem em sua estrutura social (Família e amigos);
-
Sua dedicação e entrega ao processo.
Na prática, você pode terminar a psicoterapia a qualquer momento. Geralmente, você será o único que decide quando o processo vai acabar. Mas claro, sempre que possível, vou encorajá-lo a tomar esta decisão em colaboração comigo.
Caso tenha mais dúvidas entrar em contato, os links encontram-se disponíveis na página inicial.